20 - Profecias bíblicas relacionadas à atualidade
1 - Seca do rio Eufrates
"A espada virá sobre as suas águas, e estas secarão..." Jeremias 50.38.
"Suas águas". É uma referência que o profeta Jeremias (627 a.C - 586 a.C) faz ao rio Eufrates, conforme o contexto, que banhava o Império babilônico, na antiguidade.
Babilônia foi o berço de uma das primeiras grandes civilizações da história. Desenvolveu-se na região às margens dos rios Tigre e Eufrates. No território onde hoje é a Síria e o Iraque.
Profecias sobre o rio Eufrates também são relacionadas ao fim dos tempos. "Recentes acontecimentos indicam que o Fim dos Tempos já acontece" nos alerta o site universal.org. O rio Eufrates, que nasce na Turquia e segue para o Iraque e a Síria (até que se une ao rio Tigre), está cada vez mais seco (veja no Google: Eufrates, antes e depois). Ele aparece na Bíblia como um dos principais rios.
Um estudo de cientistas do Centro de Voos Espaciais da Nasa, nos Estados Unidos, detectou uma grande perda de água doce nos rios Tigres e Eufrates. Esse grupo chegou a essas conclusões graças às informações coletadas pelo satélite "Grace", da Nasa, que verifica as reservas de água do mundo.
Os dados de "Grace" mostraram um índice alarmante de descenso (rebaixa) no armazenamento total de água, atualmente esses rios possuem a segunda taxa de perda mais rápida de águas subterrâneas da Terra.
"O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente". (Apocalipse 16.12, escrito aproximadamente 95 d.C,).
Já essa profecia a respeito do rio Eufrates, relatada no livro de Apocalipse, é para um futuro considerado não muito distante, porém, será o ápice do fim dos tempos, afirmam os estudiosos. O rio secará para que dê passagem aos inimigos de Israel que o atacará de maneira imensurável. Provavelmente o Irã, Síria, Líbano, Turquia, Rússia, Arábia Saudita, Iraque e Iêmen são considerados países inimigos, dentre outros. Estes seriam "os reis que vêm do Oriente".
A seca desse rio se dá através de mudanças climáticas, dirão. Muitos tentam justificar-se, mas não importa qual seja a ação no meio ambiente. Cremos, porém, em um Deus que tem o controle de tudo e faz isso, inclusive, através do agir da natureza se preciso for, para cumprir seu propósito, sua profecia, ainda que falada milhares de anos atrás. Deus não falha.
Para que fosse realizado outra profecia, prenunciada por outro profeta chamado Ezequiel, descrita em seu livro homônimo a respeito de uma grande batalha entre Israel e as nações inimigas:
"Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército , cavalos e cavaleiros, todos eles vestidos de armadura completa , uma grande companhia, com pavês e com escudo, todos manejando a espada; todas as suas tropas; sim, muitos povos contigo: Pérsia, Cuche, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gomer, e todas as suas tropas; a casa de Togarma no extremo norte, e todas as suas tropas; sim, muitos povos contigo". (Ezequiel 38.1- 6 - 571 aC).
"Assim diz o Senhor Deus: Acontecerá naquele dia que terás altivos projetos no teu coração, e maquinarás um mau desígnio. E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; irei contra os que estão em repouso, que habitam seguros, habitando todos eles sem muro, e sem ferrolho nem portas...". Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo Israel habitar seguro, não o saberás tu? Virás, pois, do teu lugar, lá do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, uma grande companhia e um exército numeroso; e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Assim diz o Senhor Deus: Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, por intermédio de meus servos, os profetas de Israel, os quais naqueles dias profetizaram largos anos, que te traria contra eles? Naquele dia, porém, quando Gogue vier contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, minha indignação subirá às minhas narinas. Pois no meu zelo, no ardor da minha ira eu falei: Certamente naquele dia haverá um grande tremor na terra de Israel; de tal sorte que tremerão diante da minha face..." (Ezequiel 38.10-20 - 571 aC)
- Os países que estão ao Norte de Israel: Líbano, Síria, Turquia... Quem seria, possivelmente, os povos citados nessa profecia? Vejamos:
. Gogue
Provavelmente, aquele que estará à frente de alguns países, inclusive a Rússia, mediante acordos, liderando marcha de guerra contra o povo de Israel. Será um líder, não um povo.
. Magogue
Na Bíblia, foi o neto de Noé cujos descendentes ocuparam parte da Rússia, mas, para outros aprofundados nesse estudo, parte desse povo pertenceu ao que é hoje a atual Turquia moderna.
Há muitos estudiosos de consideráveis renomes e alguns divergem em suas interpretações relacionadas a esses povos antigos, no sentido de quem seriam eles na atualidade, embora esses inimigos políticos existem, então, tudo que temos é o olhar para alguns fragmentos que nos dão uma luz que aponta certa direção. Pois, parte de relatos confiáveis se perderam no tempo, é de se supor, e para se chegar a algo concreto precisaria de, no mínimo, de comprovações arqueológicas. Portanto, há controvérsia quanto a localização desses povos ancestrais. Segundo mapas mais antigos, e a consideração de outros estudiosos, pensa-se que esses povos estavam localizados na Ásia Menor, hoje a atual Turquia. Divergências à parte, em uma coisa o povo cristão evangélico crer: a profecia a respeito dessa futura guerra acontecerá, sem sombra de dúvida. E é considerado um dos maiores sinais, senão o maior, da vinda de Cristo
- Por que a Rússia não "simpatiza" com Israel?
Segundo uma reportagem, do site "Brasil de Fato", israelenses, vindos em voo de Isarel foram muito hostilizados, por parte de alguns russos, em outubro de 2023, no aeroporto da república russa do Daguestão, dezenas de pessoas foram feridas. Havendo bastante demora no socorro por representantes das forças de segurança. Para o jornalista Ruslan Suleimanov, "Putin adotou uma posição pró-Palestina, criticando abertamente Israel... ...E então, por isso, o sentimento anti-Israel na Rússia, hoje, é muito alto, e não só no Cáucaso do Norte".
- Onde entra certo antagonismo por parte da Turquia?
Segmentos do povo turco considera Israel como um mero "ocupador" de terras que não lhe pertence, um "encrenqueiro". A Turquia apoia o povo palestino. Depois de uma votação no Parlamento israelense aprovar um texto, em que Israel está designado como Estado de Israel e Estado-nação do povo judeu, com direito a exercer autodeterminação. O site G1 classificou dessa maneira: "O Parlamento israelense aprovou (2018) a polêmica lei que define o país como um estado exclusivamente judeu, que tem como sua única capital “Jerusalém unificada” e prevê apenas o hebraico como língua oficial, reduzindo o árabe a uma categoria “especial”. A nova lei é acusada de ser discriminatória com relação às minorias que vivem no país".
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (2024), classificou Israel como "o país mais fascista e rascista do mundo". Um embaixador palestino afirmou que "o apoio da Turquia é uma fonte de orgulho".
. Meseque e Tubal
Representa a coalisão de algumas nações inimigas de Israel. Henry H. Halley, profundo estudioso, afirma que Meseque seria, possivelmente, Moscou ou Moscóvia, nome antigo russo; ou um povo chamado Mosqui, segundo inscrições assírias, como um povo habitante do Cáucaso (ou Caucásia, que abrange vários povos, entre estes os russos). Supõe-se que Tubal é Tobolsk, cidade da Sibéria.
. Pérsia
Na atual região do Irã, um dos primeiros habitantes foram os elamitas, descendentes de Elão, neto de Noé. Posteriormente denominaram como "Pérsia" (povo persa), estes foram os povos que habitaram o Irã há muito tempo atrás. Em 1935 o Xá proclamou essa região como "Irã".
Não obstante todo desprezo que o Irã nutre por Israel, o povo persa já cruzou um caminho de paz para com Israel na figura de Ciro, o Grande, primeiro rei persa a ter grande destaque. Considerado por Deus como "ungido", ele foi usado para libertar Israel do exílio, da escravidão, na Babilônia em 538 a.C..
Ele estabeleceu a igualdade racial e declarou que todas as pessoas tinham o direito de escolher sua própria religião (Esses decretos foram gravados em um cilindro de argila, na língua acádica, com escrita cuneiforme, e é reconhecido como a primeira escritura dos direitos humanos do mundo - Google -).
E por que o Irã, atualmente, odeia Israel? Durante a campanha do Aiatolá Khomeini (1979-1989) para derrubar o xá (monarca) do Irã, Mohammad Reza Pahlavi (1941 até 1979), Israel tornou-se um problema dado sua aproximação com o xá. Khomeini, então, declarou Israel como "Inimigo do Islã". Hoje, o principal aliado do Hamas é o Irã, que fornece recurso financeiro e armas a grupos também inimigos de Israel.
Contudo, Deus deixou, por meio do profeta Jeremias, uma profecia a respeito dos elamitas, isto é, do povo iraniano, afirmando que haverá um acerto de contas:
"A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, o profeta, acerca de Elão... ...dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu quebrarei o arco de Elão, o principal do seu poder. E trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei para todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão. E farei que Elão desfaleça diante de seus inimigos e diante dos que procuram a sua morte. Farei vir sobre eles o mal, o furor da minha ira, diz o Senhor; e enviarei após eles a espada, até que eu os tenha consumido. E porei o meu trono em Elão, e destruirei dali rei e príncipes, diz o Senhor". (Jeremias 49.34-38).
Todavia, Deus que é misericordioso, que "castiga todo aquele a quem ama", e não o faz sem uma causa, que é trazer ao arrependimento, promete restaurar o Irã.
"Acontecerá, porém, nos últimos dias, que restaurarei do cativeiro a Elão, diz o Senhor". (Jeremias 49.39).
. Cuche
Povos africanos como Etiópia e Sudão. Qual o papel do Sudão frente a Israel? O Sudão não reconhece Israel como nação. O ex-líder, no Sudão, Sadiq al-Mahdi, político e religioso (1935/2020), disse certa feita que "o povo sudanês, com todos os seus componentes políticos, está com o povo palestino". Sudaneses já fizeram manifestação de rua em solidariedade ao povo palestino. Após décadas do não reconhecimento do Estado de Israel, em 2023 ambos os países se reuniram para estabelecer um acordo para as relações diplomáticas.
. Pute
É identificada pelo historiador judeu Flávio Josefo (37-100 d.C) como sendo o ancestral do povo líbio, habitantes da Líbia. Qual a relação da Líbia com Israel? A Líbia, país da África, é um antigo inimigo de Israel e defensor da luta palestina, especialmente sob a ex-liderança de Muammar Gaddafi.
. Gômer
Associa-se, em algumas correntes de interpretação, aos cimérios, habitantes do norte do mar Negro, possivelmente as atuais Ucrânia e Rússia.
. Togarma
Julga-se ter sido a Armênia. Embora haja laços diplomáticos entre Israel e Armênia o relacionamento de ambos os países é delicado devido apoio e fornecimento de armas, por parte de Israel, para o Azerbaijão, que tem atrito com o exército armênio. Devido relações conflituosas, os sentimentos anti-Israel estão aumentando entre o público em geral. Armênia, atualmente, apoia cessar fogo entre Israel e Hamas, bem como reconhece a criação do Estado Palestino.
. Líbano
Esse é o principal país ao Norte de Israel, que, na Antiguidade foi habitado por diversos povos, por exemplo os cananeus também (descendentes de Cam, filho de Noé, habitantes da antiga Canaã, região que abrange Líbano, Israel, Jordânia, Síria e parte da Turquia. Daí a briga constante por territórios, inclusive).
Abraão morava em Ur, na Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, quando o Senhor Deus mandou que ele saísse daquele lugar e fosse para uma localidade, que Deus não revelou de imediato, mas que ia mostrando-o conforme Abraão prosseguia em sua caminhada de fé rumo ao desconhecido. Por fim, Abraão chegou e se estabeleceu em Canaã, a terra que Deus prometeu dar aos seus descendentes, hebreus, israelitas. Passado um tempo aconteceu uma terrível fome e Abraão, para sobreviver, foi morar temporariamente no Egito, retornando depois para Canaã. Como Deus havia falado os ancestrais de Abraão seriam peregrinos e escravizados, isso aconteceu por quatrocentos anos no Egito, até que Deus os libertou através de Moisés, que para ter de volta Canaã, ocupada por séculos, seria necessário expulsar alguns povos da Terra Prometida, e o povo principal era o povo cananeu. Essa incumbência seria liderada por Josué e mais tarde pelas tribos já formadas, porém, parte dessas tribos não expulsou o povo totalmente, ao contrário, procurou se beneficiar com sua mão de obra e seus tributos, desobedecendo, assim, a determinação dada por Deus. Os cananeus foram se multiplicando, criando outros grupos e fazendo suas reivindicações territoriais, bem como outros direitos, e o resultado é o que se vê na atualidade: combates entre Israel e o povo palestino (Juízes 1.28-30 - escrito século VIII, aproximadamente, a.C.).
"A relação entre Israel e Líbano é complexa e marcada por questões territoriais, políticas e religiosas. O Hezbollah, grupo político e militar radicado no Líbano, considera Israel como inimigo". Informa o site "notícias Uol". Todo esse conflito é resultado das tensões entre "árabes" e israelenses, inclusive, pela disputa do território da Palestina, dentre outros fatores.
2 - Profecia sobre florescimento do deserto
“O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo (deserto) exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, jubilará de alegria. Eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus” (Isaías 35.1-2 - 700/681 a.C.).
O deserto de Arava é uma região árida de Israel onde caem cerca de 25 mililitros de água por ano e tem um clima extremo. No entanto, é responsável sessenta por cento pelas exportações de produtos hortícolas.
O Conselho Regional de Arava (CRA), afirma que eles conseguiram transformar parte do deserto num espaço adequado para a agricultura, e um centro de estudo para aqueles que querem aprender a melhor maneira de usar a água para as culturas.
O cumprimento da profecia de Isaías se torna visível no deserto de Arava, nos informa o site “Jornal, O Popular”, com quase 50 graus no verão tem se tornado terra cheia de vegetação e vida.
No mundo todo, em algumas regiões que antes eram florestas, atualmente se transformaram em deserto. Porém, com Israel, o que se vê é exatamente o oposto: regiões que antes eram desérticas, agora estão dando frutos. Isaías já havia profetizado este milagre no deserto, afirmando:
“... águas arrebentarão no deserto e ribeiros no desabitado (no ermo). E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e... ...haverá erva...” (Isaías 35.6-7 - 700/681 a.C.).
- Terras muito secas floresceram em Israel
O apresentador, do canal do youtube, Gladiston Amorim, estava, segundo ele, no centro de Israel, na região de Samaria, seguindo por uma BR quando resolveu parar na beira da estrada para apreciar a quantidade imensa de lindas flores vermelhas, em sua maioria. Ele afirma que o escritor norte-americano Mark Twain, quando passou por essa mesma região, muitos anos atrás, espantou-se com a sequidão do lugar, onde só havia pedras e ficou penalizado com a falta de alimento para as cabras que ali pastavam. Agora, em 2020, tudo parecia transbordar em milagre. Além das flores, havia muito verde.
Depois disso ele partiu para o deserto do Negev, e nos mostrou, por meio de vídeo, a enorme quantidade de espécie das mais belas flores existentes. Durante séculos e milênios, não era possível a produção de frutos, nem de flores. Esse acontecimento é considerado um tempo profético em nossos dias. Um sinal da restauração da terra que o apóstolo Pedro falou, como preparação para a vinda do Senhor, afirmou Gladiston:
"...convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio". (Atos 3.21).
Ben Gurion (1886/1973), político considerado o "pai da nação Israel", sonhava em ver o deserto florescer, provavelmente crendo nas profecias. Ele se retirou em 1970 para o deserto Negev, onde permaneceu até sua morte em 1973. Não viveu para ver, 41 anos depois, o renascimento do rio Zin, por exemplo, nem o deserto florescer 50 anos após sua morte.
Esse extenso triângulo de terra se transformou em um celeiro de pesquisas agrícolas e uma área de inovações tecnológicas.
- Deserto do Atakama, no Chile, florescendo
A citada profecia de Isaías foi escrita aproximadamente entre 700 e 681 a.C. O Estado do Atakama fica no Chile cujo país teve sua origem em 1818, mas foi descoberto em 1520. Em 2024, o deserto do Atacama floresceu após chuvas raras em abril, um fenômeno não visto desde 2015.
O deserto do Atakama teve apenas cerca de 15 superflorações nos últimos 40 anos. Acontecimento bem novo levando em conta os anos de existência da região. Portanto, temos motivos para crer no agir de Deus para o cumprimento da profecia, percebendo o improvável: o deserto florescer. Não por acaso as pessoas chamam de "Milagre da Floração do Deserto". Quem crer, e quer, ver Deus em tudo. A ciência está certa quando aponta os fenômenos da natureza, no entanto, estes se dariam sazonalmente para manter essa floração? E não é Deus que controla todos os fenômenos? E o mais instigante é que essa floração no Atakama se inicia na primavera, no mês de setembro, todavia, agora em 2024, as flores anteciparam sua beleza no mês de julho, estendendo-se em um tapete por quilômetros, conforme noticiado. Algo nunca acontecido.
- Abundância de água no deserto
"O deserto e a terra sedenta se regozijarão; e o ermo exultará e florescerá..." Isaías 35.1).
No ano de 2014 se deu um acontecimento raro, que foi documentado em um video: o momento em que um rio voltou a correr no deserto de Negev. O rio Zin corria por esse deserto há muitos anos em Israel até ao Mar Morto, mas secou, contudo, voltou a correr após ter caído muita chuva em umas montanhas próximas.
- Chuva no deserto da Arábia
Em outubro de 2024 todos ficaram impressionados com as fortes chuvas ocorridas em parte do Deserto do Saara. Sabe-se que chuvas ocorrem nesse Deserto, mas são de apenas alguns centímetros por ano, porém, chuvas intensas nesse ano foram tantas, cerca de 200 mm, que ocasionou enchentes em lagos escavados em dunas de areia, algo não acontecido há décadas. Segundo meteorologista há mais de trinta anos.
3 - Profecia sobre “lua de sangue”, “sinais nos céus”, etc.
“E vi quando abriu o sexto selo... e a lua toda se tornou como sangue...” (Apocalipse 6.12 - 95 d.C).
O esclarecimento dessa profecia vem da Revista Show da Fé, por meio da jornalista Patrícia Scott, mencionado aqui em síntese:
“A lua de sangue é um eclipse lunar, total, ocorrido quando a Terra fica entre a Lua e o Sol. O tom vermelho ocorre por que o planeta bloqueia a luz solar, a coloração natural do satélite que emerge através da atmosfera, é um tom de vermelho escuro. Esse fenômeno é chamado de tétrade, e em 2015 aconteceu quatro vezes, o que despertou a atenção de estudiosos das profecias bíblicas”.
“Segundo esses estudiosos, várias tétrades de luas vermelhas (ou luas de sangue) coincidiram com acontecimentos cruciais para Israel. Por exemplo, quando ocorreu uma tétrade em 1492, os judeus foram expulsos da Espanha; em 1948, quando se deu outra, houve a criação do Estado de Israel. Em 1967, Israel venceu a Guerra dos Seis dias e reconquistou Jerusalém. E agora, o que se dará a Israel com essa “lua de sangue”, ocorrida em setembro de 2015? É o que interrogam alguns”.
Estaria relacionada com o terrível acontecimento de 07 outubro de 2023, com a invasão do Hamas? Fica a pergunta.
Para o pastor Silas Daniel, Assembleia de Deus, RJ, também na reportagem, lembra que a expressão “lua de sangue” já era usada na Antiguidade, e que a “lua de sangue” a que a Bíblia se refere é algo grandioso, tremendo, terrível! Não viria com toda essa simplicidade, inclusive Jesus fala que ‘potências celestes’ serão abaladas (Revista Show da Fé)”. Portanto, ele considera essas luas de sangue como eventos suaves em relação ao que está por vir, ainda. Quem sabe é apenas pequenas amostras "grátis", para que tenhamos tempo para nos preparar?
“Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados” (Mateus 24.29 - 60/65 d.C.).
“O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2.31 - 835/796 a.C.).
Tanto, que podemos observar nesse versículo a expressão: “terrível dia”.
Paradoxalmente, a Bíblia manda que exultemos quando tudo isso estiver acontecendo, pois saberemos que a nossa redenção está próxima, ou seja, os que estiverem fiéis “regressarão para seu verdadeiro lar”: o céu.
4 - Sobre sinais no céu
“... haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu” (Lucas 21.11 - 60 d.C.).
"...Hoje haverá tempestade (dizemos), porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos"? (da vinda do Senhor -Mateus 16.3 - 60/65 d.C.).
Basta colocar no Google "aparições no céu" para tomarmos conhecimento das muitas comprovações de sinais fotografados. Com exceção para aquilo que na verdade é apenas o que nossos olhos querem ver ou as chamadas fake news.
Em agosto de 2024, um fenômeno impressionante foi registrado em vídeo por um morador de uma cidade da China. Sete sóis apareceram no céu, enfileirados, de maneira esplendorosa, mas, para especialistas há uma explicação: esse fenômeno, que durou apenas dois minutos, é uma ilusão de ótica causada pela refração e reflexão da luz. Isso se deu simplesmente por causa desses fatores ou seriam "sinais no céu", como prevê a Bíblia?
- Profecia sobre uma porta que foi fechada em Israel
"No ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano... ...que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do Senhor, e em visões de Deus me levou à terra de Israel, e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia como que um edifício de cidade para a banda do sul..." (Ezequiel 40.1,2 - 571 a.C.).
É nesse ponto que o profeta começa a explicar a respeito do momento em que ele teve algumas de suas visões.
- O profeta Ezequiel predisse a entrada de Cristo por essa porta muitos séculos antes desse acontecimento:
"E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental". (Ezequiel 43.4).
"A glória do Senhor" era uma referência profética a Cristo. A Porta Oriental fica defronte ao Monte das Oliveiras. Jesus costumava vir de Betânia e adentrava Jerusalém através dessa porta que também dava acesso ao Templo judaico,
Ezequiel, e seu povo, foram levados prisioneiros para a Babilônia. Devido aos pecados do povo, Deus permitiu que a nação de Babilônia, nesse caso, os conquistasse e os escravizasse. O profeta continua:
"Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, a qual olha para o oriente; e ela estava fechada. E disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada. Somente o Príncipe se assentará ali, para comer pão diante do Senhor; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará, e por esse mesmo caminho saíra". (Ezequiel 44.1-3 - 571 a.C.).
A Cidade Velha de Jerusalém é cercada por um muro contendo oito portões principais, dentre estes o Portão Oriental, também chamado de "Porta Dourada", é o único que está completamente fechado. Além disso, é o portão que dá acesso direto ao templo - se uma pessoa pudesse passar pelos arcos do Portão Oriental, estaria muito perto de onde ficava o templo judeu. Quando Jesus entrou em Jerusalém pelo Monte das Oliveiras em Mateus 21, Ele usou um portão no mesmo local que está o atual Portão Oriental ou Porta Dourada.
"Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul... Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele". (Zacarias 14.4,5).
O Portão Oriental foi lacrado em 1540-1541 d.C. por ordem de Solimão (ou Suleyman, 1494-1566), o Magnífico, um sultão do Império Otomano e Califa do Islã. Acredita-se que o motivo do fechamento do Portão Oriental foi para impedir que o Messias, judeu, entrasse em Jerusalém, por ocasião de sua segunda vinda, criando, assim, uma barreira, um impedimento. A tradição judaica afirma que o Messias passará pelo Portão Oriental quando vier para governar. O muçulmano Solimão estava tentando frustrar os planos de Cristo, conforme está predito pelo profeta Zacarias, como vemos no texto bíblico acima. No entanto, não sabia ele, que sua ação estava sendo "usada" para o cumprimento da profecia que decretava o fechamento da Porta. Como alguns são tolos! Julgam-se tão imponentes, e em um minuto se tornam marionetes na mão de um Deus que tem outro propósito além da que a insignificância humana vê.
Além do fechamento da Porta Oriental, Solimão procurou se garantir, ainda mais, criando um cemitério muçulmano, defronte ao Portão Oriental (como se pode ver na atualidade). Estudioso das religiões, e conhecedor das profecias o sultão sabia que os cadáveres funcionariam como barreira à pureza do Messias que, além de rei, é sumo sacerdote. E uma restrição ao ofício de sacerdote, está escrito: "E todo aquele que sobre a face do campo tocar em alguém que for morto pela espada, ou em outro morto ou nos ossos de algum homem, ou numa sepultura, será imundo...". Números 19:16. Portanto, para a visão limitada de Solimão, o Messias não passaria por essa porta para não causar a si mesmo impureza, segundo a lei, e com isso ser imputado como impuro.
Solimão não tinha aprofundamento total quanto as profecias bíblicas, ele não atentava para o fato de que os sacerdotes, que não podiam tocar em morto, eram da tribo de Levi; enquanto Jesus pertencia a um sacerdócio maior do que o levítico. Jesus era sacerdote da ordem de Melquisedeque, rei e sacerdote, contemporâneo de Abraão, e pertencente à Tribo de Judá. Jesus é "o leão da Tribo de Judá". Voltará como Príncipe dominador, como profetizou Ezequiel, voltará como àquele que venceu a morte e ressuscitará muitos mortos. Como um cemitério poderia ser impedimento à sua entrada?
Havia algumas controvérsias quanto a interpretação dessa profecia no que diz respeito a localidade específica da tal porta. Mas Deus não coloca em dúvida àquilo que Ele profetisou, então, em 1969, o estudante de arqueologia James Fleming fotografava a Porta Dourada, quando o chão úmido cedeu e ele caiu em um poço de ossos. Fleming viu e fotografou a parte superior de um arco de pedras que se supõe ser da Porta Dourada dos tempos herodianos e que, dada a ação do tempo, provavelmente, foi soterrada. Essa parte acabou sendo usada por Solimão como alicerce para a construção da Porta atual, o que comprovaria a localidade real da Porta, exatamente onde ela se encontra (fotos no Google).
- Profecia sobre água doce penetrar nas água salgadas do Mar Morto, passando a haver o surgimento de peixes, conforme a visão do profeta Ezequiel (593-571 a.C)
"Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar. E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. Os pescadores estarão junto dele... haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva. E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio". (Ezequiel 47.1-12 - 571 d.C.).
A passagem de Ezequiel 47 aponta para uma restauração no Mar Morto. Esta região recebe este nome porque trata-se de um lago de água extremamente salgada que se origina no Rio Jordão. Por causa da alta salinidade, não seria possível haver vida no local, todavia essa realidade está mudando.
Como o Mar Morto pode gerar vida? A Bíblia diz, profeticamente, que isso iria acontecer e atualmente já pode ser comprovado. "Já existem peixes na região do Mar Morto", afirma Aline Szewkies, brasileira, de origem israelense, moradora de Israel, em seu canal "Israel com a Aline" conforme demonstrado por ela em vídeo, onde a mesma mostra peixinhos no fundo do lago.
Segundo explicação da apresentadora do canal, as águas das chuvas vêm de Jerusalém, fluem e penetram nos aquíferos e vão em direção ao Mar Morto, na forma de filetes de água no chão e se instalam nas crateras, anteriormente formadas pelo Mar Morto, chamadas de "Bolainas", que foram secando-se e agora essas crateras são preenchidas com às águas doces, onde já começam a ser identificados alguns tipos de peixes. E também através do rio Jordão, que alimenta o mar proporcionando a mistura de água doce com águas salgadas.
Ao redor do Mar Morto é possível ver fileiras de uma vistosa plantação de tâmaras, como bem falou o profeta. Considerado impossível tal feito na natureza uma vez que o solo é muito salinoso e a temperatura ambiental costuma chegar a 50 graus. Mas como interrogou outro homem de Deus, o profeta Jeremias: "Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso há alguma coisa demasiado difícil para mim?" (Jeremias 32.27).
***
UD Channel - Israel e os Últimos Dias - (Ele passará por aqui! - Porta Oriental #EP26, e "O Deserto Floresceu #EP27): Gladiston Amorim (Dinho)
https://www.cnnbrasil.com.br/
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/07/19/israel-aprova-lei-que-o-define-como-estado-nacao-do-povo-judeu.ghtml
Canal youtube - Israel Com a Aline - ("A Entrada Triunfal de Jesus!" e "O que a Bíblia Fala do Irã?")
educacao.uol.com.br
https://noticias.uol.com.br/internacional/10/12/2023
gotquetions.0rg/portugues/portao-oriental
renovaturismo.com/a-porta-dourada 19-02-2017
www.universal.org
www.guiame.com.br - Cris Beloni
www.correiobraziliense.com.br
www.wikipedia.org
veja.abril.com.br/mundo/ em 21-06-2024
www.luiz98738blogspot.com.br
www.brasildefato.com.br
tsf.pt
gospelprime.com.br
www.historiadomundo.com.br
http://www.universal.org
revistashowdafe.com.br - Revista Graça - A Revista da Fé Cristã - números: 176, 178, 179, 181 e 187. - Graça Artes Gráficas e Editora Ltda, Rio de Janeiro, RJ.
https://www.jornalopopularhb.com.br/noticia/346/deserto-floresce-em-israel-de-acordo-com-a-profeciabiblica-de-isaias.html (outro site informa que a fonte desse artigo é: G1 Notícias)
BÍBLIA Sagrada (Eletrônica, AT e NT). Europa Multimídia. Programação: Leandro Calçada, Ilustração: Wilson Roberto Jr. Colaboração: Thélos Associação Cultural.
Vide tópico 56 - Referências Bibliográficas