Total de visitas: 80417
28 - Magia
28 - Magia

28 - Magia

Um dos temas mais citados por Paulo Coelho:

“– Uma coisa que seja importante para mim? – J. pensou um pouco, antes de responder. Magia”. (As Valkírias -pdf-meocloud - p. 3).

"– Se você me perguntasse o que é importante para mim – disse para J. –, eu responderia: o meu mestre. Foi ele quem me ensinou a entender que o Amor é a única coisa que não falha. Teve paciência de me conduzir pelos intrincados caminhos da magia". (Idem).

“Arte ou ciência oculta relacionada com a crença em poderes sobre-humanos” (Wikipédia). Por meio de certos atos e palavras, e com ajuda de espíritos, a magia pretende conhecer o futuro, encontrar ajuda para os problemas da vida e realizar coisas fora do comum. Já nos tempos bíblicos a magia incluía adivinhação, predição (agouro), astrologia, encantamento, feitiçaria, necromancia, etc.

O Velho Testamento dá mais conta desse assunto, não encontramos o termo magia, mas os praticantes dela são chamados de ‘magos’ ou ‘mágicos’. A Bíblia exemplifica os egípcios como os primeiros povos a fazerem uso dessa arte, considerando os primeiros livros bíblicos e não a ordem cronológica.

“...Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços...” (Ezequiel 13.18).

“Pulseiras mágicas”. Adereços que dão suposta proteção aos supersticiosos.

"Ora, estava ali certo homem chamado Simão, que vinha exercendo naquela cidade a arte mágica, fazendo pasmar o povo de Samaria, e dizendo ser ele uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até o maior, dizendo: Este é o Poder de Deus que se chama Grande. Eles o atendiam porque já desde muito tempo os vinha fazendo pasmar com suas artes mágicas. Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres. E creu até o próprio Simão e, sendo batizado...". (Atos 8.9-13).

Esse capítulo de Atos mostra que certo homem, chamado Simão, vivia da prática de magia e enganava o povo com poderes sobrenaturais, dizendo "ser o poder de Deus". Mas quando conheceu a Palavra de Deus, entendeu que estava fazendo a coisa errada, vindo, então, a se converter.

Vários outros se converteram à verdade de  Cristo pregada pelos apóstolos, inclusive queimaram os livros, vejam que importante, que lhes ensinavam a seguir pelo caminho errado. Esses livros custaram-lhes muito dinheiro à época.

“Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos...” (Atos 19.19).

Israel, o povo escolhido e exclusivo de Deus, tinha inclinação para se deixar levar por essas práticas. Deus condenava tal atitude e impunha regras para que o povo não se misturasse com as nações consideradas estranhas, através de casamento, para não absorver tais ensinos, inclusive o de idolatria.

 “Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro... ...não vos mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis” (Josué 23.6,7).

“... vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, das abominações dos cananeus... ...de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. Ouvindo eu isto... ...sentei-me atônito” (Esdras 9.1-7).

“... antes se misturaram com as nações, e aprenderam as suas obras”. (Salmo 106.35).

Israel cometia o erro de ser influenciado pelos costumes de outras nações, quando se enfraquecia na fé. Um perigo sofrer a má influência, ainda mais dos tempos modernos.

 

BÍBLIA de Estudo Pentecostal – AT e NT. Referências e Algumas Variantes. Trad. João F. de Almeida. São Paulo, CPAD/SBB, 1995 (ISBN 85-263-0048-2-BEP).

BÍBLIA Sagrada (Eletrônica, AT e NT). Europa Multimídia. Programação: Leandro Calçada, Ilustração: Wilson Roberto Jr. Colaboração: Thélos Associação Cultural.

http://www.wikipedia.org/wiki/magia

As Valkírias – pdf-https://meocloud.pt/link - https://cld.pt/dl/download/

Vide tópico 56 - Referências Bibliográficas